terça-feira, 28 de abril de 2009

Questionamento


Não sei se estou ficando velho e chato ou se algumas coisas simples têm me incomodado mais.
Os Correios, por exemplo, são responsáveis pelo envio dos mais diferentes tipos de coisa de um lugar a outro. Não temos outra opção, a não ser que você tenha bala na agulha pra ficar usando FedEx ou DHL para mandar uma carta.
Partindo desse princípio, (recapitulando, uma única empresa que executa essa função e controla) eu pergunto, qual o sentido da carta-registrada ou do impresso-registrado? E do Sedex?
Alguém pode alegar, com relação a este segundo que a rapidez de entrega, quando se tem urgência vale o preço. Tudo bem. Mas pense comigo, em qualquer setor fazer mais e melhor (e, quando der, por menos) não é o objetivo para a esmagadora maioria dos setores? Em um setor competitivo, esse não é um diferencial que faz uma empresa ganhar um destaque em detrimento de outras? Então porque eu tenho de pagar muuuito mais para eles fazerem um serviço melhor e mais rápido?
Com relação a cartas e impressos registrados, alega-se que devemos registrar “para garantir a entrega e podermos rastrear a carta ou encomenda”. Novamente pergunto, se a única função da sua empresa (que é a única em todo o país) é levar um papel de um local a outro (rusticamente falando), por que eu tenho de pagar adicional para ter uma certeza um pouco maior que você irá entregá-la e que, no caso de extravio, poderei acompanhar exatamente o local e a hora em que você fez merda?
Bem, pode ser mesmo que eu esteja ficando chato.
Mas vou tentar transportar minha insatisfação para um diálogo e ver se consigo instigar essa revolta em mais alguém.

Guichê da Brasil Air (única empresa aérea brasileira [e do governo], responsável por todos os vôos domésticos e internacionais) no Aeroporto Santos Dumont.
- Queria comprar uma passagem para São Paulo.
- Pois não, aqui está. São 10 reais.
- Qual o horário de saída do vôo e a previsão de chegada em São Paulo?
- Desculpe, não tenho como prever o horário de saída e nem como garantir sua chegada em São Paulo. Se o senhor quiser realmente ter uma chance maior de chegar ou, no caso de não chegar, de saber para onde foi, aconselho o senhor a adquirir uma passagem registrada.
- Como assim??!!! E quanto custa essa passagem registrada? Não estou com muito tempo pra discutir e preciso estar lá amanhã.
- A passagem registrada custa 100 reais. E, senhor, desculpe a intromissão, mas ouvi o senhor dizer que precisa estar em São Paulo amanhã.
- Isso.
- Então não creio que a passagem registrada irá servir para o senhor. Como eu disse, a chance é maior de chegar, mas não garantimos quando.
- Hãããã??!!!
- Acho melhor o senhor adquirir nossa passagem Sedex, dessa forma garantimos que o senhor estará em São Paulo amanhã.
- Que absurdo!!! E quanto custa?
- 500 reais, senhor.
- 500???!!!
- Isso mesmo senhor, mas o senhor estará em São Paulo amanhã até as 15 horas.
- 15 horas? Eu preciso estar em São Paulo de manhã cedo, sem falta!!
- Ahhh, então creio que o senhor precisará adquirir nossa passagem Sedex 10. Por apenas 1.000 reais garantimos que o senhor chegará a São Paulo amanhã, antes das 10 horas da manhã.
- Não tenho escolha, então me dá uma passagem Sedex 10 mesmo. Que absurdo!
- Aqui está, tenha uma boa viagem.
- Obrigado.
- Ah, senhor... pode ser que o voo atrase um pouquinho...

Consegui?

4 comentários:

  1. É realmente um absurdo....isso tb acontecia com telefonia lembra, antigamente, éramos escravos da telefonia móvel, hj o serviço ainda é ruim, porém com a concorrência, tudo ficou mais fácil e mais barato......e telefonia fixa....brasiltelecom melhor dizendo....caraca.....estou tentando cancelar um plano desde Janeiro e não consigo...e o melhor....a Anatel q entrou com td e falou q resolveria todos nossos problemas, cadê.....só sabe abrir protocolo em cima de protocolo....mas essa é nossa realidade infelizmente......ah mano, esqueceu de citar.....os correios (a única empresa) só trabalha em dia útil.....e q atrapalha mais ainda.....ah.....e ainda tem as greves...ahahha...beijocas

    ResponderExcluir
  2. Meu amor,
    Achei sua comparação brilhante. Vc me surpreende....bjk

    ResponderExcluir
  3. Hahahaahah... Sabe o que eu acabei de descobrir? Aqui no Perequê, o correio não leva a carta na sua casa... Se vc quiser que eles façam isso, tem que pagar uma taxa adicional de R$ 8,00 por mês!!! Ou seja, alguém paga pra mandar e eu pago pra receber. Ou então não recebo. Tenho que ir buscar. Só nesse fim de mundo mesmo, rsrsrsr! Bjs! Carla.

    ResponderExcluir
  4. Conseguiu!!! Tô revoltada! beijos

    ResponderExcluir