terça-feira, 11 de maio de 2010

Declaração de União Estável

Após sete anos juntos resolvemos fazer uma Declaração de União Estável. A decisão tem vários motivos para ter sido feita e não substitui o casamento que um dia irá acontecer.


Mas o que quero destacar aqui é o fato de que para fazer isso eu precisei deixar uma módica quantia de 350 reais na mão da simpática senhora que me atendeu, o que me deixou bastante confuso. Vou tentar explicar:


Eu paguei para que ela garantisse ser verdade algo que ela precisa que eu confirme ser verdade. Sim, porque se eu não disser, ela não sabe que é verdade. Então, tecnicamente, estou pagando para que a minha verdade seja impressa pelo computador dela, após ser confirmada por mim. Se ela está lá para garantir legalmente que aquilo é verdade e, para isso, ela precisa da minha confirmação, por que ela recebe e eu pago? Cada um fez, digamos, metade do trabalho. Se ela tem o poder e eu a informação, acho que seria mais justo recebermos (eu e a senhora do cartório), de toda e qualquer instituição que queira saber se meu relacionamento é verdade, o valor e dividirmos 50% para cada um. Sim, porque eu não preciso sair confirmando meu relacionamento que nem um louco pelo meio da rua. Os amigos, as pessoas próximas e a família sabem. Se alguém, pessoa ou instituição, quiser saber e exigir que eu confirme legalmente, que pague por isso.


Uma outra opção, na pior das hipóteses, seria eu ter 50% de desconto na hora de pagar, dado que contribuí com metade do trabalho.


Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário