terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Resoluções de ano novo

Quando você parou para pensar que um novo ano iria começar, qual foi a maior ou mais importante “decisão” que você tomou?

[longa pausa para reflexão e busca nos arquivos internos daqueles com o HD já saturado]

Se quiser partilhar fique à vontade, se não desejar expor-se, pode guardar apenas para você. Mas já adianto que você poderia pensar em uma nova resolução “ser menor egoísta”.

Pois bem, está com sua resolução em mente? Tem certeza que esta é a maior para 2011? Quer trocar? Tem certeza? Olha, vou perguntar pela última vez... Não?

Ok!

Então, uma vez escolhida sua resolução, vou ser franco e direto com você: Du-vi-do!

Isso mesmo, duvido que você consiga. Pronto, falei.

Quer que eu explique? Então tá.

Vamos usar alguns exemplos.

Digamos que sua meta seja praticar uma atividade física com regularidade, para melhorar sua saúde e bem estar, perder peso, etc.

Pergunta: Nos últimos 12 meses você fez alguma atividade física regular por mais de seis meses consecutivos? Nos últimos 15 dias você comprou um par de tênis adequado à atividade física que vocês pretende fazer em 2011?

Se a resposta foi não para as duas perguntas, desculpe, essa resolução está furada.

Digamos que sua resolução seja, então, perder 10kg ao longo do ano, pois você quer melhorar a silhueta, sentir-se melhor com seu corpo, cuidar da sua saúde, etc.

Pergunta: Nos últimos 12 meses você perdeu 10kg? Nos últimos 15 dias você perdeu 2kg? Na ceia de Natal ou da virada do ano você se posicionou estrategicamente ao lado da salada para se certificar de que pelo menos quatro das seis folhas de alface que estavam na mesa seriam suas?

Se a resposta para essas perguntas foi não, sinto muito, esta resolução também está furada.

Digamos que sua resolução seja, por exemplo, parar de fumar, porque você sabe que aquilo te faz mal, quer melhorar a saúde, prolongar a vida com qualidade, etc.

Pergunta: Nos últimos 12 meses vocês deixou de fumar por mais de cinco meses consecutivos? Na última semana você se livrou de todos os maços de cigarro que tem em casa e/ou no trabalho e parou de comprar outros maços?

Se as respostas para essas perguntas foi não, sorry, mas esta aqui também está furada.

Deixe-me ver se estou sendo claro, não é porque o ano virou e resultou no perfeito alinhamento entre Júpiter, Mercúrio e Urano que o espírito da atividade física regular baixará no seu corpo e fará com que você saia correndo feito louco como um Forrest Gump à base de crack; ou que você se vicie em rúcula, ervilha e queijo branco; e nem que você passe a odiar a autodefumação constante. Todas essas resoluções poderiam ter sido estipuladas na virada de setembro para outubro, ou entre o dia 17 e 18 de um mês qualquer. Se não foram, não será porque um número do ano do calendário mudou que tudo acontecerá num passe de mágica.

Mas não me entenda mal, quero justamente contestar essas resoluções de uma forma positiva e mostrar que o que as torna possíveis não é a sua data de início, mas sim o momento de sua materialização – o primeiro passo real e objetivo para a meta que se deseja alcançar.

Então para incentivar a participação, informo que para 2011 eu já decidi: vou viajar para a Europa, vou escrever um conto, vou ter uma atividade física regular, vou traduzir e publicar minha dissertação, vou fazer um filho, vou perder 7kg, vou tocar violão e vou manter o blog atualizado.

Pensando bem...

DU-VI-DO


7 comentários:

  1. Meu amor,
    Acho as resoluções perfeitamente plausíveis...no entanto...1) viajar para a europa, só se for pela internet (dá p ver o Louvre inteirinho por dentro; 2)atividade física regular: vende o carro e vai p embrapa de bicicleta; 3)traduzir e publicar sua dissertação: vc já publicou em um livro..resolução repetida do ano passado não cola; 4)fazer um filho tá muito vago...é comigo mesmo???? 5)perder 7 Kg...mister pra que?! 6) Tocar violão: ta de sacanagem, eu quis te dar um violão e vc não quis; 8)manter o blog atualizado...acho melhor começar a arrumar trabalho em vez de escrever no blog, pois todas as resoluções anteriores exigem dinheiro... :)

    ResponderExcluir
  2. então eu concordo mais com a parte final: DU-VI-DO

    HAHAHAHAHAHA1

    ResponderExcluir
  3. hahaha Adorei o post e o comentário! Mas veja só, não me desanime, hein? rs Eu prometi não prometer nada, mas venho decidindo com calma no mês de janeiro algumas coisas. 1)Não tomar nenhum suco que não seja natural (encafifei agora que esses industrializados são o capeta. E o primeiro a ser derrubado são os sucos, sei lá porque) Estou cumprindo seriamente e já percebi que vai ser firme igual as resoluções de 95/96 quando decidi parar de tomar refrigerante e hoje nem lembro mais o que é. 2)Tomar vergonha na cara e fazer algo com meus kilos excedentes das gravidez(es...??? rs). Ou faço exercício e reeducação alimentar ou os aceito como parte de mim e paro de reclamar. Um dos dois vai acontecer esse ano. A não ser que ocorra uma outra gravidez e aí deixo isso para ... ...2013, quem sabe. Mas até agora, estou firme no propósito de perdê-los. 3)Agradecer ao Rodrigo pelo livro e a linda dedicatória. Adoramos, viu? ...THANKS! ... See? Nem tudo é de se duvidar, fazia tempo que queria te agradecer, prometi que não ia esquecer, esqueci, mas consegui lembrar ainda em janeiro...Ah, e tudo de bom nessa nova etapa na vida de vocês! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. E eis que as resoluçoes de 2011 estao bombando!!! O principe e a princesa ja estao encomendados!!!!! bjus Manu

    ResponderExcluir
  5. Hahahahaha queria colocar o principe OU a princesa...sera uma visao dos gemeos q virao?? bjo Manu

    ResponderExcluir
  6. "Ploft" (este foi o barulho que ouvi após minha loura ler seu comentário)

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA ela se recupera, alegria em dobra, hihihi. bjo noces (esse comput nao tem acentos, uoh! Manu

    ResponderExcluir