terça-feira, 11 de setembro de 2018

Dos filhos e das oportunidades


Sempre acreditei desde cedo que seria pai, e um bom pai. A vida só me permitiu sê-lo um pouco mais tarde do que imaginava. Sábia a vida. 

Das inúmeras ilusões que eu tinha, uma era que eu queria ter vários filhos. Entendia erroneamente que a quantidade era diretamente proporcional à minha habilidade na função.
  
Tenho 41 anos e Mariana fará 7 em duas semanas. O que essa moça tem me ensinado desde que nasceu é muito mais que o livro do Lamare poderia sonhar.

Nesse pouco tempo, ela me mostrou que eu achava que tinha muita paciência; que embates existem e muitas vezes são necessários; que o tempo passa; que precisamos valorizar e ser gratos pelo que temos; que eu não sei um monte de coisa; que eu erro pra cacete; e que o amor incondicional é fato. 

Com a ajuda dela entendi que a relação de ensino e aprendizagem nesta relação pai-e-filho é uma via de mão dupla, onde ambos ensinam e ambos aprendem. Se você não está aprendendo nada, há algo errado.

Entendi, também, que esses seres potencializam o que você tem de melhor e de pior. É como se eles colocassem um holofote nas suas características positivas e negativas mais fortes para que você e todos ao seu redor estejam sempre cientes delas. 

E é esse ponto específico que mais me encanta, me irrita e me faz refletir. Hoje entendo que essa pessoa – dentro de suas individualidades, sua genética, suas escolhas e seus desafios – é uma oportunidade que a vida nos apresenta para melhorarmos os seres que somos. Quando o filho chega, em geral já estamos com uma idade em que já descobrimos formas de burlar ou maquiar nossas imperfeições, medos e frustrações. Não apenas descobrimos, como já as temos devidamente implementadas.

Então chegam esses seres para nos pôr à prova, testar nosso discurso, questionar nossas crenças. E por meio desses embates temos a oportunidade de revisitar nossos armários e porões e olhar tudo de perto novamente e decidir se vamos nos dar ao trabalho de retirar de lá nossos piores eus e tentar melhorá-los. 

Não é fácil, não é indolor, não é simples. Mas quando nos propomos a encarar, com a ajuda desses pequenos, os ganhos são generosos – tanto para nós, quanto para eles. Experimente pegar um dos erros cotidianos que você comete com o exemplar que tens em casa. Em vez de fazer de conta que nada aconteceu, ou que mesmo estando errado você é que tinha razão, ou de não dar o braço a torcer; chame a criança e diga que você errou porque achou isso ou teimou em relação a aquilo e peça desculpas pelo seu erro. Você não tem ideia do bem que isso faz a você e a ela.

Eu não acredito nesta relação sem conflitos. Para mim eles são necessários para que andemos para frente. Como lidar com eles já é parte das nossas escolhas, da responsabilidade que recai sobre os mais velhos desta relação. 

Se a relação entre você e seu filho está supertranquila, um dos dois não está fazendo os questionamentos que deveria – e com isso as oportunidades de crescimento estão passando. Use-os, mas use-os para o bem, para crescer, para se tornar uma pessoa melhor, não para cristalizar ainda mais suas ilusões ou aspirações de quem gostarias de ser. 

Não perca tempo, questione, incomode-se, vulnerabilize-se! Ou... tire fotos, poste nas redes sociais com um comentário adoçado com aspartame e daqui há uma década, quando for lembrado dessas fotos, pense nas inúmeras oportunidades que escorreram pelo Wi-fi ou pelo pacote de dados.


Um comentário: